ARTIGOS E NOTÍCIAS

Piso Nacional dos Professores

O Piso salarial é o valor mínimo que profissionais de uma determinada categoria devem receber. O piso é necessariamente superior ao salário mínimo vigente, e pode ser fixado tanto por lei, quanto por sindicatos.

 

Desde 2008, a categoria dos Professores tem uma legislação que define anualmente, sempre no mês de janeiro, o valor do seu reajuste salarial. A norma atende os docentes da rede pública da educação básica com carga semanal de 40 horas (professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares).

 

Acontece que os estados de todo o país não cumprem essa legislação. Assim, não há outro caminho que não o judicial para garantir o direito ao Piso Salarial Nacional dos Professores.

 

Nosso escritório é especialista nesse tipo de ação, com profissionais capacitados a estabelecer uma estratégia para cada caso concreto visando alcançar e implementar o seu direito.

 

PROFESSORES COM CARGA HORÁRIA ABAIXO DE 40 HORAS

É certo que vários professores exercem seu trabalho com carga horária inferior daquela utilizada para fixação do piso nacional (40 horas semanais). Nestes casos é preciso estabelecer a proporção entre o piso nacional e o estadual.

 

Dessa forma, deve-se levar em consideração a proporcionalidade da carga horária, por exemplo: (16h/18h/22h/25h/30h), além de observar o cargo desempenhado pelo professor.

 

Assim sendo, o direito a implementação do piso salarial alcança até os professores com carga horária abaixo de 40 horas semanais!

 

PROFESSORES INATIVOS/APOSENTADOS

De acordo com a Lei Federal que estabeleceu o reajuste anual da remuneração devida aos atuantes do magistério, fica clara a obrigatoriedade dos governos estaduais e municipais reajustarem os salários dos profissionais ativos e inativos.

Assim, o novo piso salarial do Professor reflete, também, no aumento dos vencimentos da remuneração dos docentes aposentados.

 

PAGAMENTO DOS ÚLTIMOS 5 ANOS

O piso salarial dos professores da rede estadual de todo o Brasil está sem o correto reajuste há muitos anos. Esse fato está causando perdas gigantescas nas finanças dos professores, já que o não reajuste do piso afeta diretamente nos rendimentos mensais e nos reflexos das verbas trabalhistas!

 

Dessa forma, a ação judicial objetiva a implementação do piso salarial nacional e o recebimento de toda verba não paga dos últimos 5 anos, que é o prazo prescricional para cobranças dessas verbas.

 

Ou seja, a cada dia em que o Professor não move a ação judicial, é um dia a mais de valor que deixa de receber!

 

Nossa equipe poderá avaliar o seu caso e dimensionar qual seria o valor possível de se obter judicialmente com uma ação judicial. É só entrar em contato que um de nossos especialistas irá te atender!

 

Caso ainda tenha alguma dúvida ou precise de ajude de um advogado, clique no botão abaixo e converse com nossa equipe jurídica.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco
Como posso ajudar?
Leandro Crelier Advocacia
Olá!
Estamos online!
Como podemos te ajudar?